Está a decorrer, até 20 de outubro, a 2.ª fase de candidaturas à medida “Internacionalização via E-Commerce” para candidatos que tenham diagnóstico realizado com data de 24 de agosto de 2022 ou posterior.
No âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), a medida “Internacionalização via E-Commerce” está integrada na dimensão da Transição Digital e visa dinamizar as exportações online de produtos e serviços portugueses. As empresas que pretendem iniciar ou reforçar a sua presença internacional através dos canais de comércio eletrónico poderão beneficiar do incentivo, nomeadamente em projetos de criação de lojas próprias (online) e/ou adesão a marketplaces, ou mesmo desenvolvimento de campanhas de promoção online.
O apoio a conceder reveste a forma de incentivo não reembolsável, até uma taxa de apoio de 50% do valor das despesas elegíveis. São diversas as despesas consideradas elegíveis, tais como:
- Aquisição de equipamentos e software diretamente relacionado com a implementação do projeto;
- Despesas relacionadas com a aquisição de serviços a terceiros (ex.: desenho e implementação de estratégias aplicadas a canais digitais; criação de lojas próprias online; inscrição e otimização da presença em marketplaces eletrónicos);
- Custos com recursos humanos especializados e diretamente afetos à implementação do projeto.
Antes de formalizarem as candidaturas, as empresas devem proceder à realização do Diagnóstico E-commerce disponibilizado no site Portugal Exporta. O resultado desta avaliação e o conjunto de recomendações deste diagnóstico têm como objetivo fornecer orientações para que a empresa possa desenvolver o seu Plano detalhado de E-commerce Internacional que sustente a apresentação da candidatura. As características e termos de referência deste plano estão previstos no Anexo I do Aviso de Abertura de Concurso.
A submissão de candidatura é realizada através de formulário eletrónico disponível através do IAPMEI e/ou AICEP, salientando-se que:
- Para apresentação de candidatura é indispensável que a entidade beneficiária tenha efetuado registo e autenticação no Balcão dos Fundos;
- Esta 2.ª fase de candidaturas está a decorrer até ao dia 20 de outubro de 2023, para os candidatos com diagnóstico realizado à data de 24 de agosto de 2022 ou posterior.
Aceda ao Aviso N.º 14/C16-i02/2023 e a mais informações em Incentivo Internacionalização via E-Commerce | Portugal Exporta.