O evento “Restaurante ao Vivo” teve lugar esta terça-feira, em Leiria, com o propósito de sublinhar a importância fulcral da restauração na economia e na identidade cultural de Portugal. A iniciativa pretendeu evidenciar como este setor, para além de impulsionar o emprego e fomentar o turismo, constitui também um espelho vivo das tradições e da autenticidade do país.
“A ideia surgiu aquando da organização do maior congresso alguma vez realizado em Portugal por uma estrutura associativa empresarial”, afirmou Carlos Moura, presidente da AHRESP, fazendo referência ao evento realizado em Aveiro, em outubro de 2024, que reuniu 1.600 participantes.
Carlos Moura destacou ainda o caráter inovador do formato, que alia demonstrações culinárias ao vivo a uma componente imersiva e pedagógica, transformando-se num verdadeiro marco para o setor. Desde então, o evento passou a ter uma “tríplice missão”: valorizar a gastronomia nacional e as profissões que lhe estão associadas, reconhecer os profissionais do setor e “colocar as regiões no mapa”.
Reconhecer o mérito dos profissionais da restauração é, aliás, um dos principais objetivos da iniciativa. “São verdadeiros artesãos. Só quem nunca trabalhou num restaurante ou numa cozinha desconhece a dimensão da paixão necessária para abraçar estas atividades”, sublinhou o presidente da AHRESP.
A descentralização das iniciativas é, também, uma prioridade estratégica para a AHRESP. “A AHRESP está presente em todo o território nacional com 17 delegações Trata-se de um investimento estratégico porque queremos estar onde está o tecido empresarial, com as suas especificidades. Este ano, temos previsto um total de 38 eventos de âmbito nacional, abrangendo regiões como os Açores, o Porto, Setúbal e o Algarve”, destacou.
O evento é para replicar novamente? “Sem dúvida! Depois de Leiria, onde recaiu a escolha deste Restaurante ao Vivo, anunciaremos brevemente o próximo destino em breve”, concluiu.
Best-of do Restaurante ao Vivo em fotogaleria
Câmara Municipal de Leiria destaca sucesso do evento “Restaurante ao Vivo”
A vereadora Catarina Louro, da Câmara Municipal de Leiria, elogiou a realização do evento “Restaurante ao Vivo” na cidade, destacando o impacto positivo da iniciativa e a forma como promoveu o diálogo entre os diferentes agentes da cadeia de valor da gastronomia.
“Para mim foi uma surpresa. Não tinha qualquer conceito prévio e fiquei muito surpreendida com o número de pessoas que conseguiram mobilizar e com a qualidade do programa e dos participantes”, afirmou a autarca. A vereadora destacou ainda a importância do networking promovido entre produtores, restaurantes e outros profissionais da cadeia de valor, realçando o impacto que este tipo de encontros pode ter para a região. “Esta rede é muito relevante e, para nós, em Leiria, foi importante tê-los cá. Temos vindo a trabalhar na área da gastronomia de forma mais recente e identificámo-nos com muito do que foi feito aqui.”
Segundo Catarina Louro, o evento reuniu agentes locais, mas também participantes de fora da região, o que permitiu reforçar o intercâmbio de ideias e experiências. “Criou-se um verdadeiro networking, que é essencial nos dias de hoje. O mais importante foi colocar as pessoas a falar — e falar umas com as outras. O objetivo foi muito bem conseguido”, concluiu.