Desta forma, o Turismo de Portugal pretende capacitar o setor para uma trajetória que se quer mais sustentável e apoiar as empresas nesta transição para um Planeta melhor, capaz de assegurar às gerações seguintes o usufruto dos ativos que hoje nos distinguem como destino turístico e, simultaneamente, concorrer para o reforço da competitividade das empresas turísticas.
A última Boa Prática partilhada neste espaço é sobre o Merece, um Movimento Empresarial para a Reciclagem de Cartões com Componentes Eletrónicos.
Todos os anos são emitidos milhões de cartões de PVC com componentes eletrónicos, parte deles para abrirem as portas dos quartos aos clientes do alojamento turístico nacional.
O fabrico destes cartões deixa uma significativa pegada de carbono, e uma vez terminada a sua utilidade, vão tipicamente para o lixo, acabando em aterros onde se juntam a toneladas de lixo não tratado.
Não será assim para os cartões dos membros do Merece.
O Merece recolhe os cartões inutilizados, encaminha-os para reciclagem, transformando-os em mobiliário urbano, e compensa a sua pegada de CO2 com a plantação de árvores. Todos os membros têm total visibilidade sobre os cartões recolhidos e sobre o estado das plantações requeridas.
Ao juntar-se ao Merece, garantirá um tratamento ecologicamente responsável dos cartões que já não têm utilidade.
Visite esta área, conheça com maior detalhe esta e outras Boas Práticas e inspire-se.
Caso conheça outras Boas Práticas partilhe-as com o Turismo de Portugal através do email planosustentabilidade@
Caminhar para um mundo mais sustentável é um trabalho de todos!