Com o investimento em co-generação e biomassa, iremos poupar 50% na nossa fatura energética, o que para o Ecorkhotel Évora representa uma poupança de cerca de 100 mil euros ano
À margem da conferência Sustentabilidade Ambiental, o Futuro é Hoje, que decorreu em Évora a 12 de dezembro, a AHRESP falou com Miguel Rosado da Fonseca, CEO do emblemático Ecorkhotel Évora, uma unidade de alojamento turístico que foi concebida para ser eco-sustentável.
A ideia, que nasceu em 2003, só foi implementada em 2013 depois de muita burocracia e alterações ao projeto inicial, em boa parte fruto da evolução de mentalidades, materiais e conceitos que mudaram muito em uma década.
Miguel Rosado fala dos desafios ao longo dos anos, principalmente dos investimentos de um negócio desta natureza. Os desafios são muitos? Admite que são, mas a aposta na sustentabilidade está mais acessível às bolsas dos empresários que querem seguir a via ecológica: o investimento demora em retorno mas compensa. Painéis solares, co-generação, biomassa, reaproveitamento de resíduos… dicas que Miguel Rosado partilha num negócio de gestão sustentável e que pode ouvir neste vídeo na primeira pessoa.