A nova legislação tornará obrigatório estabelecimentos que fornecerem refeições prontas para consumo, disponibilizem alternativas reutilizáveis, oferecendo sistemas de incentivo à devolução das embalagens. A parceria entre AHRESP e Ecoceno responde a este desafio, promovendo práticas alinhadas com as metas nacionais e europeias, no âmbito da transição para uma economia circular.
Ana Jacinto, secretária-geral da AHRESP, explica que “a parceria com a Ecoceno é mais um exemplo do nosso compromisso em apoiar a Restauração e o Alojamento Turístico na implementação de práticas sustentáveis que beneficiam tanto os operadores quanto o ambiente. Esta colaboração não só reforça a nossa missão de modernizar estes setores, como também facilita a transição para soluções eficientes.”
Facilitar a Transição para a Sustentabilidade
Com esta iniciativa, os empresários terão acesso a soluções práticas e eficientes que tornam a utilização de embalagens reutilizáveis uma realidade viável, tanto do ponto de vista logístico quanto económico. A iniciativa inclui a instalação de ecopontos inteligentes, localizados em pontos estratégicos de Portugal, que permitirão a devolução de embalagens reutilizáveis de forma rápida e conveniente. Os consumidores que devolverem as embalagens serão reembolsados, instantaneamente, através de um sistema contactless para cartões de débito/crédito. Os primeiros ecopontos serão instalados já este mês, em Lisboa, oferecendo um modelo prático e replicável por todo país.
Esta solução não só apoia as empresas na adaptação às novas exigências legais, mas também promove uma mudança de comportamento nos consumidores, incentivando práticas sustentáveis no consumo diário.
Colaborações Estratégicas para Maior Impacto
A parceria beneficia de colaborações importantes que reforçam a eficiência do sistema. A AHRESP vem juntar-se ao lote de parceiros da Ecoceno, que conta com nomes como Visa, SIBS e Sociedade Ponto Verde. A Ecoceno desenvolveu uma solução tecnológica que simplifica a devolução e o reembolso de depósitos, garantindo rapidez, segurança e conveniência.
O Pacto Português para os Plásticos escolheu a Ecoceno, reconhecendo a relevância do projeto para a redução de resíduos plásticos e a promoção de uma economia circular.
Afonso Vieira, CEO & Founder da Ecoceno, considera que estas parcerias “são um passo fundamental para tornar a sustentabilidade uma realidade prática e fácil para todos. Estamos entusiasmados em ver como a combinação de tecnologia e colaboração com líderes da indústria nos permite simplificar processos e fomentar uma economia circular mais robusta em Portugal.”
Sobre a AHRESP
A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) nasceu em 1896. É a maior associação empresarial portuguesa, representando mais de 50 áreas de atividade dos setores da restauração e similares e alojamento turístico, que contribuem para uma das mais importantes locomotivas do desenvolvimento e da economia da sociedade portuguesa: o Turismo.
Sobre a Ecoceno
A Ecoceno é uma empresa focada em soluções de reutilização de embalagens, apoiando operadores alimentares na transição de modelos descartáveis para práticas sustentáveis. Com apoios da Sociedade Ponto Verde e do Fundo Ambiental, a Ecoceno alia inovação, tecnologia e parcerias estratégicas para promover mudanças significativas em prol do meio ambiente.