A sessão foi conduzida por Paulo Amado, fundador das Edições do Gosto e da Revista MANJA, e contou com uma equipa de especialistas de diversas áreas da restauração e gastronomia. Estiveram presentes os chefs de cozinha Miguel Meneses (Douro Palace Hotel) e Marco Almeida (O Palco).
A formação profissional esteve a cargo de José Luis Marques e Dora Caetano (Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra). Nas áreas específicas de produtos, participaram Susana Leonardo (gestora da Plataforma Nacional do Pão – PNP, da AHRESP), responsável pela apresentação da plataforma, que destacou a sua relevância para o setor da Panificação, e Aida Augusto (Segredos do Território), focada no queijo artesanal e local. A investigação gastronómica contou com a presença de Olga Cavaleiro (Investigadora, Tentúgal).
Em entrevista ao Notícias de Coimbra, o presidente da AHRESP, Carlos Moura, sublinhou que “não há turismo de qualidade sem restaurantes bem estruturados e profissionais qualificados” e destacou que Portugal é um país riquíssimo do ponto de vista gastronómico, sendo a restauração um ativo estratégico para o turismo e para a economia nacional.
Esta experiência permitiu aos visitantes perceberem o papel de cada elemento na cadeia de valor – desde os produtores até ao prato final. Além de demonstrar técnicas, a iniciativa teve caráter formativo, mostrando como liderança, organização e gestão impactam diretamente a qualidade do serviço e a satisfação do cliente.






