ALGARVE | Selo de Eficiência Hídrica “Save Water”​

Mar 26, 2024

Atribuído no momento da subscrição do Compromisso com a Eficiência Hídrica por parte dos Empreendimentos Turísticos, o selo “Save Water” traduz a evidência pública da adoção de medidas de gestão eficiente e consciente da água. A AHRESP está a trabalhar junto da Entidade Regional do Algarve e do Turismo de Portugal para que o selo “Save Water”, e respetivo financiamento, sejam também alargados às unidades de Alojamento Local e aos estabelecimentos de restauração e similares

O Selo de Eficiência Hídrica “Save Water”, uma medida coordenada pela Região de Turismo do Algarve, em articulação com o Turismo de Portugal e com a ADENE – Agência para a Energia, foi apresentado publicamente no dia 18 março 2024, em Faro.

Esta iniciativa decorre da Resolução de Conselho de Ministros, n.º 26-A/2024, de 20 de fevereiro​, que vem reconhecer a situação de alerta, por motivo de seca, na região do Algarve e, desse modo, aprova um quadro de medidas de resposta especificas para o setor do turismo.

selo “Save Water”, atribuído no momento da subscrição do Compromisso com a Eficiência Hídrica por parte dos Empreendimentos Turísticos, traduz a evidência pública da adoção de um conjunto de medidas por parte dos referidos empreendimentos, com vista a uma gestão eficiente e consciente da água, contribuindo para que se possam alcançar os objetivos de redução de 15% do volume de água consumido pelo setor urbano.

​​​​​​​​​​Implicações do Compromisso com a Eficiência Hídrica para as empresas subscritoras:

    • Partilha, divulgação e incentivo às boas práticas de eficiência hídrica junto dos seus colaboradores e clientes ou utilizadores.
    • Adoção de um Plano de Ação para a eficiência hídrica que contemple, pelo menos, 30 medidas de Eficiência Hídrica ( ex.: substituição dos chuveiros e dos autoclismos por modelos mais eficientes, a redução da rega dos espaços verdes, a escolha de espécies de plantas adaptadas ao clima da região ou a suspensão do funcionamento de lagos e fontes ornamentais, etc.), visando a resposta imediata à situação de alerta em matéria de recursos hídricos, e a implementar faseadamente até 31 de dezembro de 2024.
    • Monitorização dos consumos de água com origem na rede de abastecimento.
    • Registo periódico, na Plataforma de Eficiência Hídrica, da informação necessária ao acompanhamento e monitorização do compromisso, designadamente o progresso na execução das medidas previstas no Plano de Ação e os consumos de água registados em 2023 e os verificados em 2024.

O pedido para subscrição do Compromisso para a Eficiência Hídrica é formalizado digitalmente em plataforma própria criada para o efeito e disponível AQUI.

No âmbito da criação do “Save Water” também foi lançada uma Linha de Apoio + Eficiência Hídrica Algarve, com uma dotação de 10 milhões de euros para implementação das medidas previstas na adesão do selo. Saiba mais informações AQUI: AHRESP – Linha de Apoio + Eficiência Hídrica Algarve.

A AHRESP está a trabalhar junto da Entidade Regional do Algarve e do Turismo de Portugal para que o selo “Save Water”, e respetivo financiamento, sejam também alargados às unidades de Alojamento Local e aos estabelecimentos de restauração e similares e estas empresas possam igualmente contribuir para a resolução da escassez hídrica no Algarve.

PUB

Mais Artigos

Mulheres: 48 dias sem salário

Mulheres: 48 dias sem salário

⁸Apesar das iniciativas e legislação nacional, europeia e internacional que promovem a igualdade de género e salarial, as desigualdades persistem em Portugal. As mulheres ganham, em média, menos 13,2% do que os homens, o que equivale a 48 dias de trabalho anuais não...