Fotografia © Nuno Martinho
A 2.ª edição da Lisbon Food Affair (LFA), que ao longo de três dias (4 a 6 de fevereiro) recebeu no recinto da FIL, no Parque das Nações, cerca de 200 empresas expositoras nacionais e internacionais e mais de 450 marcas de produtos, equipamentos e serviços, foi um sucesso!
A AHRESP associou-se uma vez mais, enquanto parceira e membro do conselho estratégico, a esta que é a mais importante feira profissional do sector agroalimentar em Portugal, dirigida a fabricantes e distribuidores de alimentos e bebidas, de equipamentos, serviços e tecnologias para a distribuição e para o canal Horeca.
Com um stand de 270 m2, a AHRESP dinamizou um vasto programa de showcooking, contando com a preciosa presença dos seus patrocinadores oficiais: Nestlé Professional e Sumol+Compal, e dos parceiros Rentokil Initial, VBSS, Climaportugal, Wissi e Licor Beirão, que escolheram o espaço da Associação para estabelecer contactos privilegiados com os profissionais do setor, mostrando o que de melhor e mais inovador têm para oferecer.
Destaque também para a sessão “Consumo fora de casa: como estão a reagir os portugueses?” em parceria com a NielsenIQ, líder mundial em medição, dados e análises de audiência, no dia 5 de fevereiro, na qual foi apresentado o estudo “Hábitos de Consumo OOH (Out Of Home)”, e cujas conclusões revelam uma redução da frequência de estabelecimentos de restauração e similares em Portugal.
Outro dos pontos altos foi a visita da ministra da Agricultura e da Alimentação, no dia 6 de fevereiro, que foi recebida no stand da AHRESP pelo presidente da AHRESP, Carlos Moura, e pela secretária-geral da AHRESP, Ana Jacinto. Maria do Céu Antunes ficou a conhecer alguns dos produtos em exposição.
A AHRESP despede-se de mais uma edição da LFA, o segundo evento numa agenda preenchida de iniciativas que irão percorrer o território nacional em 2024, agradecendo a todos os seus parceiros, que deixaram ao Magazine de Negócios os seus valiosos testemunhos. Muito obrigado a todos!
O balanço dos parceiros AHRESP
João Pessoa – Licor Beirão
“O evento foi um sucesso, tivemos um momento Licor Beirão com cocktails com muita adesão por parte dos visitantes e fizemos mais 200 cocktails por dia. Foi muito bom ver que as pessoas têm um carinho especial pelas marcas.”
“Licor Beirão é uma marca com quase 100 anos de história, a empresa e a família que já vai na terceira geração, tem vindo a adquirir novos produtos, a aumentar o portfólio, e a tendência de mercado são as misturas e os sabores diferentes e é isso que nós tentamos fazer com os nossos cocktails.”
“O segredo da marca já não é a receita porque só duas pessoas é que sabem a receita do Licor Beirão, mas sim o trabalho e a dedicação que foram colocados nestes quase 100 anos. Todos os dias trabalhamos arduamente para que o Licor Beirão chegue à boca de todos os portugueses como também a nível internacional, que tem sido o nosso grande foco nos últimos anos.”
Adriana Pereira – Rentokil Initial
“Fazemos um balanço positivo nesta nossa presença na LFA! Tivemos bastantes pessoas interessadas em conhecer as nossas soluções e os nossos equipamentos. Recebemos também vários contactos que nos procuraram para saber como os podemos ajudar no seu negócio.”
“O futuro passa por apostarmos em soluções quer de higiene, quer de controlo de pragas sustentáveis, que prejudiquem o menos possível o nosso ambiente, é esse o objetivo principal que temos para o futuro.”
“Queremos apostar numa missão sustentável, não só para com os nossos clientes, mas também para com as nossas operações, na forma como nos deslocamos, nos produtos que utilizamos, fornecendo tudo o que seja amigo do ambiente.”
José Silva – VBSS
“Este ano que passou, os clientes aderiram muito às ementas digitais e aos pagamentos automáticos. A tecnologia está a evoluir tão rápido que num ano já aconteceu muita coisa e o empresário da restauração começa a pensar a pensar o futuro a muito curto prazo: não no ano a seguir, mas nos próximos meses.”
“Toda a gente no mercado está a falar em inteligência artificial e o empresário não se apercebe, mas nós já estamos a fazer neste momento muita integração dos nossos sistemas em inteligência artificial.”
“A tecnologia é fundamental para restauração e penso que sem a tecnologia os nossos clientes não teriam crescido como têm crescido até hoje. Portanto, inovar é melhorar.”
Diogo Lopes – Wissi
“Para nós, foi uma vitória termos participado na LFA. Somos ainda uma marca muito pequena, pouco conhecida, mas trazemos diferenciação e qualidade. O facto de estarmos na LFA, sobretudo no stand da AHRESP, deu-nos uma projeção que dificilmente teríamos. Esta dinâmica é mesmo muito importante.”
“Temos cada vez mais consciência de que a alimentação saudável é imprescindível para o bem-estar da sociedade, por isso penso que a procura de produtos que nos dão essas valências vão estar cada vez mais na moda.”
“Ao contrário do que se pensa, o público português tem um grande gosto na sua gastronomia e se puder introduzir alimentos novos que consigam trazer a receita tradicional de uma forma mais nutritiva, claramente que estão abertos à novidade.”
Mário Carvalho – Climaportugal
“A Lisbon Food Affair permitiu estabelecer alguns contactos com potencial interesse.”
“Hoje, as redes sociais movimentam muito a opinião pública, mas as feiras são uma estratégia que tem de ser mantida.”
“Temos 30 anos de atividade, numa área onde apoiamos negócios, nomeadamente na área da restauração, mais precisamente na parte da ventilação, da exaustão de fumos e na filtragem de ar. Além disso, os nossos sistemas de filtragem estão muito focados na sustentabilidade, uma estratégia que até hoje provou – durante estes anos todos em que estamos no mercado – que que está a resultar.”