Congresso AHRESP 2022 | Sustentabilidade: utopia ou sobrevivência? António Saraiva responde

Out 7, 2022

Em antecipação ao Congresso AHRESP 2022, o Magazine de Negócios desafiou alguns dos oradores a responder a duas questões: leia hoje as respostas de António Saraiva, Presidente da CIP - Confederação Empresarial de Portugal

 Qual a importância que atribui à realização do Congresso AHRESP 2022 no atual contexto económico?

A AHRESP sempre nos habituou à forma assertiva e fundamentada com que representa todo o setor da Hotelaria, Restauração e Bebidas, defendendo os direitos e legítimos interesses das empresas deste setor, promovendo o associativismo. O programa deste Congresso mostra bem que a AHRESP permanece atenta e determinada em antecipar e construir o futuro: cuidando do urgente, mas não esquecendo os grandes desafios de longo prazo com que o setor se confronta.

Sustentabilidade: é uma utopia ou uma questão de sobrevivência? Porquê e quais os vetores de sustentabilidade mais vulneráveis?

Não tenho dúvidas de que a sustentabilidade é uma questão de sobrevivência. Sobrevivência das nossas sociedades face aos enormes riscos que as alterações climáticas estão já a provocar.
A resposta aos desafios da sustentabilidade, implicam, além de uma transição energética bem-sucedida, que as atividades produtivas sejam cada vez mais alicerçadas na economia circular.
Estes desafios têm de ser conciliados com as aspirações das pessoas. A crescente adesão dos cidadãos às grandes causas do ambiente é crucial para a necessária alteração dos seus comportamentos enquanto consumidores. Não iremos longe na preservação do planeta se tal objetivo for encarado como lesivo de um maior bem-estar económico das populações.
Pela mesma razão, a política ambiental terá de ter em conta o impacto na competitividade empresarial, quer no plano interno, quer face à concorrência noutros mercados. Nesta linha, é fundamental conciliar objetivos e mobilizar todos os intervenientes na cadeia de valor, incluindo os consumidores finais, para criar soluções inovadoras e competitivas.
Em suma, é preciso reconciliar a economia com o planeta, e fazê-la funcionar para as pessoas.

QUERO INSCREVER-ME NO CONGRESSO AHRESP 2022!

 

 

PUB

Mais Artigos