DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE | O que as empresas HORECA já estão a fazer?

Jun 5, 2023

5 de junho, é Dia Mundial do Meio Ambiente, data criada pela Assembleia das Nações Unidas em 1972 e que se celebra há 50 anos. Para se juntar à comemoração deste dia, a AHRESP revela as boas práticas que podem fazer a diferença na defesa dos recursos naturais do nosso planeta e na sustentabilidade das empresas do canal HORECA

No Dia Mundial do Meio Ambiente, que hoje se celebra, a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) lança, mais uma vez, o desafio das medidas de sustentabilidade a todas as empresas do canal HORECA.

Como pode um empresário implementar as boas práticas no seu restaurante, tornando-o mais circular e sustentável? A resposta a esta pergunta pode ser encontrada neste VÍDEO que a AHRESP preparou com ações simples que pode iniciar já amanhã!

A defesa da sustentabilidade ambiental é um dos lemas da AHRESP e muitas das empresas já estão alinhadas com esta prioridade, incorporando boas práticas sustentáveis nas suas operações diárias e atendendo às preocupações ambientais dos próprios clientes.

Mas ciente de que ainda há um longo caminho a percorrer em matéria de sustentabilidade, a AHRESP reconhece o esforço das empresas e o interesse numa mudança de mentalidades e de paradigma. Neste sentido, a Associação relembra que, paralelamente à implementação de práticas sustentáveis nos estabelecimentos, está também um ganho económico para as empresas, fruto de uma gestão mais responsável do consumo de energia, de água, de embalagens ou de produtos alimentares.

Para ajudar as empresas na implementação de medidas sustentáveis, a AHRESP, juntamente com o Turismo de Portugal, elaborou dois GUIAS DE BOAS PRÁTICAS aplicados à Restauração e ao Alojamento Local e uma INFOGRAFIA sobre medidas eficazes para combater o desperdício alimentar com o objetivo de potenciar uma mudança de atitudes.

Em constante ação no terreno, a AHRESP tem em curso o desenvolvimento de uma plataforma informática que permitirá mitigar os problemas identificados no desempenho energético do setor da restauração.

Recentemente, a associação também assinou um protocolo de colaboração com o SDR Portugal que visa a criação do Sistema de Depósito e Reembolso das embalagens de bebidas não reutilizáveis, cujo objetivo é aumentar o número de embalagens recolhidas e recicladas, reduzindo o seu impacto no ambiente e contribuindo para o cumprimento das metas com que Portugal está comprometido.

Este ano, no âmbito da campanha #CombataAPoluiçãoPlástica, o plástico está no centro das atenções do Dia Mundial do Meio Ambiente, com a República da Costa do Marfim a ser a anfitriã das comemorações em parceria com os Países Baixos.

Partilhe connosco as práticas sustentáveis já implementadas no seu estabelecimento e nós iremos divulgá-las nas nossas redes sociais.

PUB

Mais Artigos