A era do digital impôs ao setor da restauração transformações decisivas que a pandemia veio acelerar, impulsionando-o para o futuro. A implementação das novas tecnologias permitiu aos restaurantes melhorar a eficiência e responder a novos hábitos de consumo, ao mesmo tempo que lhes coloca novos desafios.
A tendência de crescimento das plataformas de vendas e de distribuição traz necessidades e riscos acrescidos – é exemplo disso a pressão extra na gestão e processamento das encomendas, sobretudo no desenvolvimento de estratégias de marketing omnicanal e nos preços dos produtos.
No momento de migração para o mundo digital, vários restaurantes portugueses encontraram na Deliverect algo mais do que uma API que reúne numa só plataforma as encomendas de vários POS. A empresa tecnológica apresenta-se como um apoio de confiança no serviço de venda e entrega de comida, ao ajudar negócios a conectarem-se aos seus clientes e a prosperar no online.
Utilizada por mais de 150 estabelecimentos no país, a Deliverect está, por enquanto, focada na região de Lisboa, mas a sua cobertura é nacional: Guacamole, A-100, On Spot são apenas alguns dos restaurantes que já utilizam o software para gerir o seu serviço de entrega.
Os desafios do serviço de entregas
“De uma forma geral, melhorou muito os nossos tempos de preparação de loja e de delivery: ao agregar os pedidos de todas as plataformas num tablet só, o staff não precisa de se preocupar em que plataforma ou em que tablet está a cair o pedido, apenas tem de se focar na preparação.”
À direita: Birju Kanabar | Fundador Guacamole
Birju Kanabar, fundador do restaurante Guacamole, recorda as dificuldades que um restaurante enfrenta quando se inicia no delivery. “Estão relacionadas com a gestão e o equilíbrio do trabalho na loja e o facto de a experiência em casa nunca ser igual à da sala.”.
Dez anos depois de abrir as portas do seu primeiro restaurante, o Guacamole conta com cinco localizações na Área da Grande Lisboa. Além do foco na frescura e origem dos ingredientes, a marca procura oferecer um serviço rápido, sem ser fast food.
“Gostamos de tecnologia que melhore o nosso serviço e a experiência do cliente”, revela Birju, e a aposta no serviço de entregas desde 2017 é a prova disso. Hoje, 25% dos pedidos são para delivery através da Glovo, Uber Eats, Bolt Food e da plataforma própria de encomendas online, mas a transição não se fez sem desafios.
A gestão dos pedidos para delivery exige um sistema simplificado, otimizado e eficiente – uma necessidade que o sistema da Deliverect veio satisfazer.
“De uma forma geral, melhorou muito os nossos tempos de preparação de loja e de delivery”, afirma Birju. E acrescenta: “Ao agregar os pedidos de todas as plataformas num tablet só, o staff não precisa de se preocupar em que plataforma ou em que tablet está a cair o pedido, apenas tem de se focar na preparação.”
Uma simples integração
“Temos de apenas de fazer uma definição do menu e dos produtos. Depois toda a integração com as plataformas é feita de forma automática, a integração com a parte de POS e de faturação também.”
Ao centro: Guilherme Lebre | Sócio-gerente do A-100
Em 2015, o A-100 foi pioneiro no panorama do food delivery ao ser a primeira hamburgueria com serviço ao domicílio em Portugal. “Quando começámos, recebíamos as encomendas por delivery que permitissem fazer a gestão de entregas com os estafetas, etc.”, recorda Guilherme Lebre, sócio-gerente. “Era tudo um bocadinho manual, com folhas de Excel, com outros processos não tão sofisticados como os de hoje.”
“O processo é simples”, refere Guilherme. “Temos de apenas de fazer uma definição do menu e dos produtos. Depois toda a integração com as plataformas é feita de forma automática, a integração com a parte de POS e de faturação também.”
Com uma simples integração, a Deliverect oferece um sistema full-stack que permite aos restaurantes gerir toda a operação, desde a coordenação dos vários canais de pedidos até à atualização de menus e preços online, a partir de um único tablet.
As soluções adaptam-se às necessidades de cada negócio e contribuem para um melhor desempenho operacional e uma maior satisfação do cliente final. A plataforma automatiza e centraliza a gestão dos pedidos, um processo que reduz drasticamente os tempos de entrega, elimina erros e otimiza o trabalho das equipas.
Produtos como o Dispatch respondem à necessidade de eficiência dos restaurantes na entrega dos pedidos. A aplicação atribui automaticamente os pedidos a diferentes plataformas com base em parâmetros como o custo da entrega ou a rapidez, dependendo das preferências e necessidades do negócio.
Os restaurantes têm também uma oportunidade de gerar fontes de receita adicionais e eliminar as comissões de terceiros ao vender diretamente ao consumidor com a solução Online Ordering – a Deliverect ajuda a criar uma experiência integrada de compra e pagamento direto na sua própria plataforma. Na cozinha, a aplicação Kitchen Display agiliza o fluxo de pedidos ao oferecer uma visão global dos pedidos e permite uma comunicação direta com os estafetas e o back office. Com o Pickup Manager, a gestão dos pedidos torna-se mais fácil e é possível manter os estafetas e os clientes informados sobre o estado da encomenda.
Os relatórios em tempo real são essenciais à otimização e eficiência da operação. No caso do Guacamole, o acesso aos resultados é determinante para oferecer ao cliente melhor experiência possível, seja em casa ou em qualquer um dos cinco restaurantes. Menus dinâmicos, campanhas de marketing digital e conseguir implementar processos standard são elementos-chave para garantir esta experiência. “O reporting da Deliverect é muito flexível – conseguimos ver loja a loja, plataforma a plataforma – e isso ajudou nos muito a entender o nosso negócio, a entender onde estamos bem, onde não estamos bem e tentar melhorar o que fazemos no dia a dia”, refere Birju Kanabar.
Além dos resultados diretos na operação dos restaurantes, a integração da tecnologia Deliverect permite tirar um peso de cima das equipas ao eliminar a margem para erro humano. Processos como a gestão de menus, introdução de dados, alteração de valores, promoções ou stocks, passam a ser feitos de forma automática, mantendo o staff focado em prestar um bom serviço no restaurante.
As oportunidades do Q-commerce
“É impossível fazê-lo sem a Deliverect”.”
Sérgio Santos | Diretor de operações da On Spot
A On Spot gere uma rede de dark stores focadas em produtos como gelados, bebidas e mercearias. Com 32 localizações nacionais, mais de 400 referências de produtos e um volume mensal de mais de 4000 pedidos, Sérgio Santos, o diretor de operações da On Spot na área de sales operations, considera que “é impossível fazê-lo sem a Deliverect”.
Segundo Sérgio, no pós-pandemia, “o conforto e comodidade do serviço passaram a fazer parte do hábito dos consumidores, em comparação ao comércio tradicional”. A estes novos hábitos, junta-se uma maior procura pelo imediatismo e rapidez.
O aumento da velocidade nos serviços de entrega contribui para uma evolução no comércio online – o chamado Q-commerce (quick commerce) -, que responde à expectativa dos consumidores de receberem as suas compras o mais rápido possível. O diretor de Sales Operations da On Spot acredita que o serviço atual “vai mudar e ser um delivery diferente”, ao evoluir para uma ferramenta central na vida dos consumidores.
Nesta nova realidade, a Deliverect oferece soluções para que os clientes recebam seus pedidos online a tempo e que os negócios tenham ao seu alcance a tecnologia necessária para tornar este processo simples, eficiente e rápido.
Com efeitos positivos no espaço físico e online dos restaurantes e nos hábitos dos consumidores, soluções como a Deliverect provam que é possível migrar para o digital sem perder o caráter humano do setor. Melhorar a experiência do consumidor ao mesmo tempo que facilita o dia a dia do staff contribui para o sistema operacional global que define essa transição.
Queremos que os restaurantes em Portugal beneficiem da tecnologia para otimizar as suas operações, melhorar o funcionamento diário do restaurante e ajudá-los a ter sucesso nos seus negócios