Sabia que o prazo para arquivo de documentos contabilísticos é de 10 anos?

Mar 13, 2023

Entre as normas previstas no Decreto-Lei n.º 28/2019, de 15 de fevereiro, os sujeitos passivos são obrigados a arquivar e conservar em boa ordem todos os livros, registos e respetivos documentos de suporte por um prazo de 10 anos

A AHRESP relembra que existe o prazo de 10 anos para arquivo de documentos, de acordo com as normas previstas no Decreto-Lei n.º 28/2019, de 15 de fevereiro, que regulamenta as obrigações quanto ao processamento de faturas e outros documentos fiscalmente relevantes bem como das obrigações de conservação de livros, registos e respetivos documentos de suporte que recaem sobre os sujeitos passivos de IVA.

Esta regra é descrita no Artigo 19º, que refere que os sujeitos passivos são obrigados a arquivar e conservar em boa ordem todos os livros, registos e respetivos documentos de suporte por um prazo de 10 anos. Isto, se outro prazo não resultar de disposição especial, incluindo quando a contabilidade é estabelecida por meios informáticos, os relativos à análise, programação e execução dos tratamentos informáticos e às cópias de segurança dos dados de suporte aos programas de faturação e contabilidade.

Quando os sujeitos passivos exerçam um direito cujo prazo é superior aos 10 anos, esta obrigação de arquivo mantém-se até ao termo do prazo de caducidade relativo à liquidação dos impostos correspondentes.

Pode conhecer mais detalhes sobre esta e outras obrigações no Decreto-Lei n.º 28/2019, de 15 de fevereiro.

 

Veja também:

Sabia que a AHRESP apoia as empresas associadas na formalização das candidaturas à Linha Consolidar + Turismo?

Sabia que o seu AL pode ser vistoriado a qualquer momento? Evite coimas!

Os associados AHRESP e os seus funcionários têm descontos no combustível GALP?

Sabia que a AHRESP tem uma academia onde divulga cursos gratuitos dos seus parceiros?

Sabia que pode baixar os seus custos com terminais de pagamento?

Sabia que os AL estão obrigados a disponibilizar um Livro de Informações escrito em 4 línguas?

PUB

Mais Artigos

Roadshow para a Digitalização do Norte

Roadshow para a Digitalização do Norte

O objetivo do Roadshow para a Digitalização do Norte, no qual que se insere este encontro, é mostrar que a digitalização é para todos os negócios, desde o maior ao mais pequeno. O programa da sessão conta com a apresentação do projeto ACELERAR O NORTE e da Aceleradora...