10 novembro | Revista de imprensa AHRESP: as notícias que marcam o dia

Nov 10, 2022

Todos os dias a AHRESP faz um resumo sobre as notícias que estão a marcar o dia nos meios de comunicação social e que verdadeiramente importam aos setores representados pela associação. Veja aqui as novidades que importam ao seu negócio!

Este resumo é exclusivo aos Associados da AHRESP. Para aceder, basta fazer login no site da AHRESP.

Temas do dia   

    • Volume de negócios nos serviços desacelerou para 21,8% em setembro – O volume de negócios nos serviços desacelerou de 25% para 21,8% em setembro, segundo os dados divulgados esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). O valor corresponde a um abrandamento de 3,2 pontos percentuais face a agosto, com destaque para a travagem no comércio e restauração. O alojamento, restauração e similares aumentou 32,1% em termos homólogos e contribuiu com 2,5 pontos percentuais para a variação do índice. Ainda assim, em comparação com o mês anterior, registou-se uma desaceleração de 11,4 pontos percentuais no volume de negócios na restauração e similares, enquanto o alojamento cresceu 16,8 pontos percentuais face a agosto.
    • Perda de poder de compra agrava-se no terceiro trimestre: salário médio caiu 4,7% em termos reais – A escalada da inflação não perdoou e a perda de poder de compra associado ao salário médio em Portugal acentuou-se no terceiro trimestre deste ano, indicam os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), publicados esta quinta-feira. Tendo em conta informação sobre 4,5 milhões de postos de trabalho, correspondentes a beneficiários da Segurança Social (sector privado) e a subscritores da Caixa Geral de Aposentações (sector público), o INE conclui que, em termos nominais, a remuneração bruta total mensal média por trabalhador (por posto de trabalho) aumentou 4% no terceiro trimestre deste ano, em relação ao mesmo período de 2021, atingindo 1353 euros. Só que, em termos reais – ou seja, tendo em conta o impacto da inflação, para aferir a evolução do poder de compra – registou-se uma queda de 4,7%.
    • Aumento dos preços vai impactar os hábitos alimentares de 92% dos portugueses – Face ao actual contexto de inflação, 94% dos portugueses considera que os aumentos de preços que terão mais impacto para si são os da comida, conclui o Barómetro Food 2022, que tem como objetivo conhecer os padrões alimentares da população ativa e as tendências na oferta dos restaurantes.

Apoios

    • Lojas com História vão ter medidas de discriminação positiva – As medidas de discriminação positiva para as Lojas com História foram delineadas “no contexto da definição de uma Agenda para a Competitividade do Comércio”, tal como foi assumido no Acordo de Médio Prazo de Melhoria dos Rendimentos, dos Salários e da Competitividade, assinado no início e outubro, referiu fonte oficial do Ministério da Economia ao Eco.
    • Lisboa aprova apoio às empresas, passe cultural e gratuitidade nas bicicletas Gira – Município aprovou o programa Recuperar+ de apoio às empresas, o Passe Cultural para jovens e idosos e a gratuitidade nas bicicletas Gira.

Turismo 

    • Évora – Iniciou com Cante Alentejano a Conferência Anual da EURHODIP – Até ao próximo dia 13 de novembro, a cidade de Évora acolhe a Conferência Anual da EURHODIP que se realiza, pela primeira vez, em Portugal. A EURHODIP, associação internacional de escolas de hotelaria e turismo que reúne mais de 130 escolas e universidades de todo o mundo, promove o seu encontro anual em Portugal, sob o tema “NOW! Time to be outstanding!”, um evento focado no futuro, na aprendizagem, inovação e foco na excelência.
    • Lisboa e Cascais recebem primeira edição do Tempero Brasil Portugal – Chefs Vítor Sobral e Tereza Paim serão os curadores do novo Festival de Gastronomia, que começa a 11 de novembro, em seis restaurantes. Além da boa gastronomia, o Festival inclui show cookings e música.

LEIA MAIS AQUI!

PUB

Mais Artigos