Diário de Notícias | “Sensibilidade e bom senso”

Set 13, 2023

No artigo de opinião que assina no “Diário de Notícias”, a secretária-geral da AHRESP aborda este mês a temática dos “valores extra” cobrados pelos estabelecimentos de restauração e similares. Ana Jacinto explica o que considera ser de bom senso e insensato, alertando para o que consagra a lei na matéria em causa

“Quando por estes dias continuo a ouvir e a ler comentários sobre alegados “valores abusivos” cobrados por restaurantes, vem-me à memória o título da obra da inglesa Jane Austen. Se nesta matéria é preciso muito bom senso, não é menos necessário um mínimo de sensibilidade. E não me refiro só aos clientes, mas também a quem os serve e que decide, por direito legal, aplicar as normas de funcionamento internas que bem entender no seu estabelecimento.

(…)
Cobrar dinheiro por se aquecer um folhado no micro-ondas ou por se utilizar uma faca para cortar um qualquer alimento ao meio a pedido do cliente foram algumas das situações cujos relatos li em algumas notícias e que também se tornaram quase virais nas redes sociais. Sobre normas como estas, não tenho dúvidas, não cumprem o mínimo da sensatez. Mas, volto a recordar, se estiverem afixadas podem ser aplicadas, a menos que não pressuponham qualquer contrapartida de um serviço. Todavia, resta ao cliente decidir se volta a entrar no mesmo estabelecimento ou não.

(…)
É que se queremos falar sobre abusos, manda o bom senso que se traga a lume o abuso da inflação galopante, sobretudo dos produtos alimentares, que, apesar de mais baixa, ainda não acompanha a inflação geral e obriga as empresas a suportar este desequilíbrio sem aumentar os preços. É que se a carteira dos clientes se tem esvaziado com o aumento do custo de vida, o mesmo acontece com as tesourarias das empresas, que aumentam, dia após dia, o esforço para manter os preços dos menus.”

Leia aqui na íntegra o artigo de opinião de Ana Jacinto no “ Diário de Notícias”.

PUB

Mais Artigos

Roadshow para a Digitalização do Norte

Roadshow para a Digitalização do Norte

O objetivo do Roadshow para a Digitalização do Norte, no qual que se insere este encontro, é mostrar que a digitalização é para todos os negócios, desde o maior ao mais pequeno. O programa da sessão conta com a apresentação do projeto ACELERAR O NORTE e da Aceleradora...