Apresentado no restaurante Carvoaria – Vítor Sobral, o Degusta Lisboa (que cobre a Área Metropolitana de Lisboa) é um projeto digital que procura preencher lacunas dos guias existentes, valorizando autenticidade e inclusão.
A sessão contou com as intervenções do Chef Vítor Sobral, coordenador do projeto, de Carlos Moura, presidente da AHRESP, de Carla Salsinha, presidente da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa (ERT-RL), e de Susana Leitão, diretora do Departamento de Qualidade e Inovação da AHRESP. Marcaram também presença muitos dos curadores do Degusta Lisboa, nomeadamente o Chef Júlio Fernandes e a Chef Justa Nobre e vários especialistas na área da gastronomia, como Paulo Amado, Teresa Vivas, Edgardo Pacheco ou Duarte Calvão. (VER VÍDEO)
Defender a matriz gastronómica portuguesa
O guia nasce da necessidade de contrariar a crescente descaracterização da oferta gastronómica da capital. O Chef Vítor Sobral destacou que muitos restaurantes de matriz portuguesa têm encerrado, enquanto cresce a presença de outras cozinhas internacionais.
“Na maioria dos casos, são sempre promovidos os mesmos espaços, deixando de fora referências muito relevantes da nossa restauração, algumas em risco de desaparecer, simplesmente por estarem fora do circuito turístico mais normal”, alertou Vítor Sobral. E sublinhou ainda a importância de orientar o público para a autenticidade: “Queremos indicar, de forma simples, onde encontrar o pastel de nata de verdade e a cozinha genuína.”
Seleção baseada em identidade e qualidade
O Degusta Lisboa é o desafio a que uma equipa de profissionais ligados à restauração se vão dedicar: “Desenvolver um guia que junte todos os espaços que valem a pena visitar, sejam restaurantes aclamados pela crítica no centro de Lisboa, seja uma pequena tasca tradicional na Bobadela. Se tiverem boa comida, estarão presentes neste guia”, sublinhou Susana Leitão, fundamentando a lógica inclusiva do guia.
A seleção é feita pelos curadores, com base em critérios de identidade portuguesa e qualidade, garantindo que toda a Área Metropolitana de Lisboa está representada.
Um projeto evolutivo e realista
Carlos Moura, reforçou a relevância do guia como instrumento de valorização e promoção do setor: “A nossa atuação assenta em três eixos — pessoas e regiões, empresas e gastronomia — e este guia concretiza essa visão.”
Anunciou ainda que o projeto prevê uma versão anual em papel e o desenvolvimento de uma aplicação no segundo ano, tornando-o um guia vivo e em constante atualização.
Valorizar toda a Região de Lisboa
Para Carla Salsinha, o apoio da Entidade Regional de Turismo reflete a necessidade de combater a excessiva centralização na cidade de Lisboa: “Tem sido uma lacuna focarmo-nos apenas em Lisboa quando, em termos gastronómicos, temos uma região extraordinária.”
Curadoria
Com a Coordenação do Chef Vítor Sobral, o gastrónomo Virgílio Gomes e o Chef Júlio Fernandes como representantes, respetivamente, da AHRESP e da ERT-RL para a curadoria, foi reunida uma equipa de curadores para selecionar os melhores estabelecimentos da Área Metropolitana de Lisboa.
Autenticidade ao alcance de todos
Com o Degusta Lisboa, a AHRESP e a ERT-RL procuram afirmar uma voz informada e credível, garantindo que lisboetas e turistas sabem onde encontrar a matriz, a diversidade e a autenticidade da gastronomia regional.











