SABIA QUE… É obrigatório, por lei, congelar o peixe a – 20ºC, pelo menos por 24h, para ser consumido cru em segurança?
Jun 18, 2024
Sabia que... é obrigatório, por lei, congelar o peixe a – 20ºC, pelo menos por 24h, para que este possa ser consumido cru, ou praticamente cru, em segurança? No Dia Internacional do Sushi, a AHRESP informa como garantir todos os procedimentos de segurança alimentar, principalmente no que diz respeito aos parasitas no peixe utilizado para consumo de sushi, sashimi e ceviche, pratos cada vez mais apreciados pelos portugueses. Estima-se que, em média, cada pessoa consome mais de 6 kg de peixe cru, por ano. É determinante o consumo seguro!
O QUE É O PARASITA ANISAKIS?
As larvas de Anisakis são vermes esbranquiçados ou translúcidos que medem cerca de 1–2 cm de comprimento e encontram-se principalmente nas vísceras, mas também escondidas nos músculos (filete) dos peixes.
ONDE PODE SER ENCONTRADO ESTE PARASITA?
Quase todas as espécies de pescado selvagens são suscetíveis de conter larvas de Anisakis, mas são mais frequentes em peixes carnívoros, mais velhos e de maiores dimensões, tais como: salmão selvagem; sarda e cavala; atuns; carapau; pescada.
Espécies como a sardinha, o linguado, o sargo e a lula são consideradas mais seguras, uma vez que têm menos probabilidade de conter larvas.
Nos peixes de rio, de aquacultura, nos camarões e amêijoas, o risco é ainda menor.
As larvas podem estar localizadas na maior parte do corpo do peixe, mas são mais frequentes nos seguintes: ovas; fígado; músculo da barriga.
QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS DO CONSUMO DE PEIXE INFETADO?
A anisaquidose, ou infeção por Anisakis, pode manifestar-se através de: infeção larvar; diarreia; vómitos; dores abdominais; febre; alergia; dificuldades respiratórias; manchas na pele; comichão; inflamação generalizada.
COMO PREVENIR?
INSPEÇÃO VISUAL
Inspecionar sempre o pescado e remover parasitas visíveis;
COZINHAR BEM
O peixe deve ser cozinhado a ≥60 ºC e ≥1 min;
CONGELAR
Quando o peixe é consumido cru (sushi, sashimi ou ceviche), deve ser congelado a -20 ºC durante pelo menos 24h;
AQUACULTURA
Optar por consumir peixe de aquacultura → menor risco parasitário;
EVISCERAR
Remover as vísceras do peixe o mais precocemente possível e manter sempre refrigerado para evitar a migração das larvas para o músculo;
INFORMAÇÃO
Estar sempre informado e seguir as regras de segurança alimentar.
*Informação disponibilizada pela Universidade Lusófona.
https://www.youtube.com/watch?v=aZjeaz_18PY Partilhamos alguns excertos da entrevista. “É prematuro falarmos em crise no setor da restauração. O setor do Turismo, que continua a ser o motor da nossa economia, está a crescer. É verdade que as estatísticas rápidas de...
Mais de dois meses após a Assembleia da República ter autorizado o governo a revogar a Contribuição Extraordinária sobre o Alojamento Local (CEAL), foi agora publicado o Decreto-Lei que finalmente concretiza a medida, assim como procede à revogação da fixação do...
Convidado pela AHRESP, o Comandante Paulo Anjos Fragoso participa na Sessão Paralela intitulada "PESSOAS DO LADO CERTO". Na nossa conversa, o Comandante destacou questões-chave e reflexões que certamente irão enriquecer o debate: Tendo em conta o lema do...